NORMAS PARA ENVIAR ARTIGO
A revista “ATravessar: Revista de Acompanhamento Terapêutico” é uma publicação semestral da Associação de Acompanhamento Terapêutico (AAT). Publica artigos originais referentes à atuação do at, à pesquisa, ao ensino ou à reflexão crítica sobre a produção de conhecimento no campo do AT.
Sua missão principal é contribuir para a ampliação do conhecimento no campo do AT, assim como para o enriquecimento profissional daqueles que trabalham com essa prática, bem como socializar o conhecimento produzido por aqueles que pesquisam e/ou atuam nesse campo.
INSTRUÇÕES AOS AUTORES
A revista “ATravessar: Revista de Acompanhamento Terapêutico” é editada pela AAT (Associação de Acompanhamento Terapêutico). Propõe-se a ser um periódico científico semestral temático, com o objetivo de publicar investigações/ desenvolvimentos teóricos, relatos de pesquisas, debates, entrevistas e resenhas que contenham análises, críticas e reflexões sobre temas, fatos e questões do AT. Publicar também artigos voltados à interlocução entre o AT e vários campos do saber.
Processo de Avaliação por Pares
A Revista “ATravessar: Revista de Acompanhamento Terapêutico” aceita textos redigidos preferencialmente em português; espanhol e inglês. Os manuscritos devem ser inéditos e originais. Ao serem recebidos, os trabalhos passam por uma conferência preliminar, relativa aos dados exigidos pelasInstruções aos Autores (o não cumprimento das orientações implicará na interrupção deste processo). A seguir, são remetidos aos membros da comissão editorial para emissão de parecer, em sistema “duplo cego” (double blind review), preservando a identidade do autor e do avaliador. Os trabalhos aprovados são encaminhados ao coordenador da referida comissão e todos os autores são notificados sobre a aprovação, reprovação ou necessidade de reformular seu trabalho. Neste caso, fica a critério do autor acatar ou rejeitar a orientação de reformulação. No caso de recusa da reformulação o autor deverá justificá-la e caberá ao coordenador da comissão editorial, se julgar a justificativa insuficiente, recusar o trabalho ou solicitar a um outro parecerista que o avalie novamente. Pequenas modificações no texto serão feitas pela comissão editorial, mas as modificações substanciais serão solicitadas aos autores. Os artigos assinados expressam a opinião de seus autores. É permitida a reprodução parcial dos artigos desde que citada a fonte.
A proposta deve preencher rigorosamente os requisitos e normas abaixo para que seja apreciada pela comissão editorial.
Todo Título, Crédito, Palavras-Chave e Resumo devem ser apresentados nos três idiomas. Adotaremos o seguinte padrão para Abreviações: utilizar AT para Acompanhamento Terapêutico/ Acompañamiento Terapéutico. Para acompanhante terapêutico/ acompañante terapéutico utilizar at (em negrito)e ats para o plural.
- Formatação padrão:
- word for windows, versão 6.0 ou superior, com extensão .doc
- digitado em fonte 12, Times New Roman, formato A4.
- laudas com 35 linhas cada, espaço simples.
Forma e preparação de manuscritos
Tipos De Texto
1. Estudos teóricos/ensaios – análises de temas e questões fundamentadas teoricamente, envolvendo reflexão crítica e questionamentos aos modos de pensar e atuar existentes e proposição de elaborações novas e oportunas (preferencialmente de 20 a 25 laudas em espaço duplo);
2. Relatos de pesquisa – investigações originais de alta qualidade, baseadas em dados empíricos, recorrendo à metodologia quantitativa e/ou à qualitativa. Importante que haja uma discussão crítica dos resultados e que seja explicitada a contribuição para a produção do conhecimento. Nesse caso, é necessário conter introdução, método, resultados, discussão e conclusões (preferencialmente de 20 a 25 laudas em espaço duplo);
3. Relatos de experiência profissional – relatos de experiência profissional de interesse e relevância para as diferentes práticas do AT (preferencialmente de 15 a 20 laudas em espaço duplo).
Tabelas, gráficos e imagens (em formato JPEG) devem constar no corpo de texto. Todos os endereços de páginas na Internet (URLs), incluídas no texto (Ex.: http://www.aat.org.br) devem estar ativas e prontas para clicar.
Notas E Referências Bibliográficas
1. Notas: Deverão constar no final do texto. Desta forma deve-se fazer a opção NOTAS DE FIM e NÃO Notas de rodapé.
2. Artigos e capítulos de livros
Fazer referência bibliográfica na seguinte ordem: autor, título do artigo/capítulo, nome do autor do livro, título do livro (em itálico), subtítulo (sem itálico), edição, local de publicação (cidade), editora, data de publicação, volume, capítulo, páginas (inicial e final), série ou coleção.
Exemplos:
- autor do capítulo e do livro
BARRETTO, Kleber Duarte. Onde se adentra no campo da transicionalidade e se discute a participação da pessoa do terapeuta no trabalho clínico. In: .Ética e Técnica no Acompanhamento Terapêutico: andanças com Dom Quixote e Sancho Pança. 3ª edição. São Paulo: UNIMARCO e Edições Sobornost, 2005.
- autor somente do artigo ou capítulo
TORRE, Daniela Della. Clariceando o acompanhamento terapêutico. In: Antúnez, A. E. A. (Org.) Acompanhamento Terapêutico: casos clínicos e teorias. 1. ed. São Paulo: Casa do Psicólogo Editora, 2011. v. 1. 216 p.
3. Artigos publicados em periódico científico
Indicar: autor do artigo, título do artigo: subtítulo do artigo, título da revista (em itálico), local de publicação (cidade), título do fascículo se houver (suplemento ou número especial), volume, número, páginas (inicial e final), mês e ano. Exemplo:
SAFRA, Gilberto. Placement: modelo clínico para o acompanhamento terapêutico. Psychê, São Paulo, v.10 n.18, p. 13-20. São Paulo set. 2006 .
4. Citações no corpo do texto – Referências Bibliográficas
As citações, quando forem literais, devem ser precisas, grafadas em itálico e entre “aspas”. No corpo do texto deve constar o sobrenome do autor, seguido da data e páginas da publicação. Ex.: (Chaui, 2004, p. 170).
Nas Referências Bibliográficas, o sobrenome do autor citado deve ser posto em ordem alfabética (em maiúsculas), prenome, título do livro (em itálico), subtítulo (sem itálico), edição, local da publicação (cidade), editora, ano de publicação, volume, série ou coleção (entre parênteses).
Exemplo:
ANTÚNEZ, A. E. A. (Org.) Acompanhamento Terapêutico: casos clínicos e teorias. 1. ed. São Paulo: Casa do Psicólogo Editora, 2011. v. 1. 216 p.
5. Dissertações e Teses
As referências de Tese de Doutorado ou Dissertação de Mestrado devem conter: nome do autor, título (em itálico), subtítulo (sem itálico), data, número de páginas ou volumes, categoria (grau e área de concentração), identificação da instituição, local, data de publicação.Exemplo:
CHAUI-BERLINCK, Luciana. Andarilhos do bem: os caminhos do acompanhamento terapêutico. 2011. 173p. Tese (Doutorado) – USP, São Paulo, 2011.
POSSANI, Tania. A experiência de ‘sentir com’ (Einfühlung) no acompanhamento terapêutico: a clínica do Acontecimento. 2010. 108p. Dissertação (Mestrado) – USP, São Paulo, 2011.
Nota importante: caso necessite de um guia mais completo favor consultar Diretrizes para apresentação de dissertações e teses da USP: documento eletrônico e impresso (Cadernos de Estudos 9, 2004) http://www.teses.usp.br/info/diretrizesfinal.pdf
Envio de manuscritos
Os artigos devem ser inéditos, e seus originais serão submetidos a exame pela comissão editorial. Os originais não serão devolvidos.
O fluxo de artigos que chegam à revista da AAT é o seguinte: 1) avaliação preliminar pela comissão editorial; 2) encaminhamento para dois pareceristas; 3) encaminhamento do parecer para a comissão editorial para decisão final; 4) informação para o autor: se recusado, se aprovado ou se necessita de reformulações (nesse caso, é definido um prazo de 30 dias, findo o qual o artigo é desconsiderado, caso o autor não o reformule); 5) para os aprovados, encaminhamento para a revisão de português, sendo que poderão ser efetuadas modificações na forma do texto, mantendo o conteúdo; 6) após revisão, encaminhamento para composição e diagramação; 7) publicação.
CORPO EDITORIAL
Editor
Luciana Chauí-Berlinck
Associação de Acompanhamento Terapêutico, São Paulo, SP – Brasil
Nupsi, USP.
Conselho editorial
Kleber Duarte Barretto
Associação de Acompanhamento Terapêutico, São Paulo, SP – Brasil
Universidade Paulista – UNIP
Daniela Della Torre
Associação de Acompanhamento Terapêutico, São Paulo, SP – Brasil
Andrés Eduardo Antúnez
Universidade de São Paulo, USP – SP – Brasil
Marcelo Cruz
Associação de Acompanhamento Terapêutico, São Paulo, SP – Brasil
Habitat
Tania Possani
Associação de Acompanhamento Terapêutico, São Paulo, SP – Brasil
Habitat
David Calderoni
Nupsi – USP
Olgária Féres Matos
FFLCH – USP
Produção editorial
Jornalista Responsável
Naiene Sanchez
Secretaria
Ana Carla da Silva
Nenhum comentário:
Postar um comentário