quarta-feira, 20 de junho de 2012

II Parada Gaúcha do Orgulho Louco





Período: dia 26 de outubro de 2012

Local: Praça Getúlio Vargas, Alegrete/RS/Brasil e Centro Cultural Adão Hortiz Houayek.

Inscrições: As instituições municipais interessadas poderão organizar coletivos de representações para participarem das atividades que envolvem a Parada Gaúcha do Orgulho Louco.

Contato: paradagauchadoorgulholouco@gmail.com


Todas as informações aqui postadas foram retiradas do site: http://www.facebook.com/orgulholoucogaucho

Em 2012 organizaremos a II Parada Gaúcha do Orgulho Louco para homenagear José Joaquim de Campos Leão, Qorpo-Santo, na comemoração dos 184 anos de seu nascimento (19/4/1829). Ele que é conhecido como Pai do Teatro do Absurdo e que produziu em Alegrete, a maioria de suas obras. Qorpo-Santo ajudou a criar a escola primária e secundária de Alegrete e mais tarde foi seu diretor. Fundou o Jornal A Justiça, foi subdelegado de polícia, vereador e grande republicano. Um orgulho Para Alegrete, para o Rio Grande do Sul e para o Brasil!

Objetivos: Pactuar caminhos intersetoriais que sirvam para a elaboração de políticas sociais para o enfrentamento da violência e saúde mental, fortalecendo os movimentos sociais, entre eles, os de usuários e familiares da Saúde Mental.

Metodologia: A II Parada Gaúcha do Orgulho Louco, neste ano de 2012 será realizada no dia 26 de outubro, mês em que comemoramos o Dia Mundial da Saúde Mental(10 de outubro). Homenagearemos os 184 anos de nascimento (19/4/1829) de José Joaquim Campos Leão, Qorpo-Santo e terá como tema “Qorpo-Santo - 184 anos: Loucos pela vida, SUStentando as diferenças!”
A Parada constituir-se-á de Feira de Artesanato, Produtos Coloniais e Expressão Plástica, pela parte da manhã, onde lançaremos o Selo Gaúcho do Orgulho Louco para a produção da saúde mental coletiva.Esta atividade será realizada junto ao longo da Avenida Freitas Valle.
O Desfile com Trio Mentalétrico seguido de Encontro Municipal de Bonecos e Teatro de Rua, além do Palco Artístico e cultural, todos no período da tarde, acontecerão na Praça Central de Alegrete, na Avenida Freitas Valle encerrando junto ao Centro Cultural Adão Hortiz Houayek.
Este ano, confraternizaremos com o Piquenique Mentaleiro com Palco Livre no horário do almoço. Todos que quiserem participar deste almoço coletivo, deverão trazer o seu lanche e bebidas. Nosso piquenique terá lugar junto à Avenida Freitas Valle.
Durante todo o dia estaremos realizando o Projeto Livro Livre, o Concurso de Fotografias em Celulares. No dia anterior, dia 25 de outubro, realizaremos Oficina de Fotografia, preparatória ao Concurso, na Praça Getúlio Vargas com a presença de fotógrafos profissionais.
A partir de julho, estaremos realizando debates nas escolas sobre sustentabilidade e produção de alimentos e fomentando a construção de cardápios para a merenda escolar. No dia da parada, as escolas do município, estarão sendo convidadas a executar um cardápio elaborado com os alunos e com isso, estaremos realizando a Mostra de Alimentação Escolar Sustentável. As delegações e convidados da Parada serão orientados a provarem estes cardápios no Piquenique e posteriormente produziremos Encarte sobre Alimentação Escolar Sustentável com todas as receitas elaboradas.
As instituições que participarão do desfile serão estimuladas a escolherem uma música, a ser utilizada no desfile com o trio Mentalétrico e para posteriormente comporem CD Mental Hits.
Desde 2011 contamos com nosso Blog da Parada Gaúcha do Orgulho Louco – e agora com o FACEBOOK https://www.facebook.com/orgulholoucogaucho que vem se constituindo um importante veículo de contato e divulgação. No próximo ano, vamos editar o Boletim Biruta na Rede (acompanhem nossas notícias atravéswww.birutanarede.blogspot.com.br e http://www.facebook.com/pages/Biruta-na-Rede/380288318657493) com divulgações sobre a preparação da Parada.
Também estimularemos o comércio a produzir e vender camisetas, bonés, suvenirs da Parada Gaúcha do Orgulho Louco, das iniciativas de saúde mental coletiva e do Qorpo-Santo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário